Introdução

A introdução da simulação no ensino e treino de profissionais de saúde implica uma adaptação da metodologia de ensino e a aquisição de novas competências pedagógicas e técnicas. Sendo a simulação clínica uma área ainda emergente, os atuais profissionais de saúde não se encontram preparados para assegurar todos os aspetos que a envolvem. Deste modo torna-se imperativo a formação dos instrutores que irão desenvolver e manter as aulas e cursos de simulação.
A formalização desta formação tem vindo a ser desenvolvida por vários Centros de Simulação Internacionais, de modo a garantir uma aprendizagem rápida e eficiente por parte dos novos instrutores, fornecendo-lhes as ferramentas adequadas para desenvolverem os seus próprios cursos de simulação. Este curso é baseado nesta formalização, adaptado às necessidades atuais e realidade Portuguesa.

Objetivos

Ser um instrutor de simulação clínica é uma tarefa complexa e dinâmica devido aos diferentes papéis que este tem de desempenhar ao longo do desenvolvimento, implementação e aplicação do curso de simulação. O curso está direcionado para profissionais de saúde que pretendam criar e manter cursos de simulação.

Os objetivos desta formação são:

• Adquirir conhecimentos e competências básicas para organizar um curso de simulação, nas suas diversas fases;
  • Compreender os diversos papéis a desempenhar durante um curso de simulação;
  • Experienciar o papel de formador e de formando.

Responsável Pedagógico

Carla Sá Couto, PhD
Doutorada em Engenharia Biomédica, especialização em Simulação Clínica
Formadora em Simulação Avançada, certificada pelo EuSim
Diretora do Centro de Simulação Biomédica da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP)
Investigadora no Centro de Investigação em Novas Tecnologias e Sistemas de Informação para a Saúde (CINTESIS)
Membro Fundador e da Direção da Sociedade Portuguesa de Simulação Aplicada às Ciências da Saúde (SPSim)

Formadores

• Carla Sá Couto, PhD
  • Elizabete Loureiro, PhD

Datas de Candidaturas On-line (2017/2018)

1ª edição: 28/ago  a  29/set

2ª edição: 02  a  31/jan

3ª edição: 02  a  30/abr

Datas do curso (2017/2018)

1ª edição: 23 e 24 / nov

2ª edição: 5 e 6 / abr

3ª edição: 5 e 6 / jul

Condições

Número de participantes: Máx: 12 / Mín: 8

O curso só se realiza mediante o número mínimo de inscritos. Se o número mínimo de inscritos não for atingido, os participantes serão notificados e, caso o pagamento da inscrição já tenha sido efetuado, serão reembolsados.

Duração  – 18 horas (9h30-19h00)

Local Centro de Simulação Biomédica

Material Pedagógico

Será fornecido aos participantes suporte pedagógico sobre os conteúdos teóricos abordados, incluindo publicações científicas relevantes aos temas.