Missão
Criar um ambiente educacional único, seguro e sustentável proporcionando o treino e a formação de alunos e profissionais de saúde em procedimentos técnicos, comportamentos, decisão, trabalho de equipa e comunicação clínica, através da simulação biomédica.

Objetivos

• Promover o ensino através da integração da simulação biomédica nos currículos existentes;
  • Promover cursos avançados de curta-duração para profissionais de saúde e instrutores em simulação;
  • Investigar e desenvolver métodos e ferramentas na área da simulação biomédica e elaborar estudos translacionais sobre o impacto da simulação no outcome e segurança do doente;
  • Fomentar e apoiar a criação de outros centros de simulação (com foco especial na comunidade médica de língua Portuguesa), através da partilha de informação, formação, elaboração conjunta de currículos, apoio técnico, entre outros.

Atividades

• Formação pré-graduada de procedimentos, competências técnicas básicas e avançadas e competências não-técnicas;
  • Formação pós-graduada e contínua de profissionais de saúde com a reciclagem de técnicas, procedimentos e competências não-técnicas;
  • Treino de equipas de saúde multidisciplinares em situações de emergência, cuidados críticos e trauma;
  • Formação certificada de instrutores em simulação clínica (EuSim Group).

A nossa história

Desde cedo, consciente das vantagens da simulação biomédica, a FMUP foi a primeira Escola Médica Portuguesa a constituir um Centro de Simulação Biomédica, através da colaboração estreita entre docentes e investigadores da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) e do Instituto de Engenharia Biomédica (INEB), tendo sido inaugurado a 13 de dezembro de 2003, como serviço central da FMUP (DR, II série, nº 243, 20 de outubro de 2003).

O Centro de Simulação Biomédica (CSB-FMUP) iniciou as suas atividades, sob a coordenação e orientação de um Diretor, Prof. Doutor João Bernardes, designado a 14 de julho de 2004, pelo então Diretor da Faculdade, Prof. Doutor José Amarante. Posteriormente, foi nomeada Diretora a Prof. Doutora Maria Amélia Ferreira, em fevereiro de 2012, pelo então Diretor da FMUP, Prof. Doutor Agostinho Marques.

Com a reorganização estrutural da FMUP em departamentos académicos e não-académicos, o Centro de Simulação Biomédica assumiu-se como um departamento não académico de suporte transversal aos departamentos académicos, tendo sido nomeada a Doutora Carla Sá Couto como Diretora, em setembro de 2014, pelo então Diretor da FMUP, Prof. Doutor Agostinho Marques.

Entre 2014 e fevereiro de 2022, a Doutora Carla Sá Couto assumiu o papel de principal dinamizadora do CSB-FMUP, promovendo a sua divulgação e reconhecimento a nível nacional e internacional, através da colaboração com entidades relevantes na área da simulação clínica (SPSIM, SESAM, EUSIM, entre outras).

Em fevereiro de 2022, por nomeação do Diretor da FMUP, Prof. Doutor Altamiro da Costa Pereira, a coordenação do Centro de Simulação Biomédica passou a estar associada ao Eng. Abel Nicolau. Nesta reestruturação, o Centro de Simulação Biomédica passa a integrar a Unidade de Gestão de Tecnologia do Departamento de Recursos Comuns da FMUP.

Uma nova estrutura organizativa esteve na origem da criação do Centro Pluridisciplinar de Simulação, promovendo a divulgação de um novo nome e imagem (Centro de Simulação da FMUP - SIMFMUP). Assim, a primeira Diretora desta nova estrutura foi a Prof. Doutora Cristina Granja, nomeada pelo Prof. Doutor Altamiro da Costa Pereira a 03 de julho de 2023.

Equipa Nuclear

Abel Nicolau, MSc