Introdução

Pretende-se que os Internos Complementares de Ginecologia e Obstetrícia nos primeiros anos do Internato treinem e adquiram confiança na utilização de manobras essenciais da assistência obstétrica. A saber:

• Determinação da apresentação, posição e variedades fetais;
  • Aplicação de ventosa de Mytivac e de Kiwi;
  • Aplicação de fórceps de Simpson;
  • Assistência ao parto em apresentação pélvica;
  • Manobras para resolução de uma distócia de ombros.

Patrocínio Científico

• Colégio da Especialidade de Ginecologia e Obstetrícia da Ordem dos Médicos
  • Sociedade Portuguesa de Obstetrícia e Medicina Materno Fetal

Condições

Data limite de inscrições: 15 dias antes do curso

Número de participantes: Máx: 12 / Mín: 8

O curso só se realiza mediante o número mínimo de inscritos. Se o número mínimo de inscritos não for atingido, os participantes serão notificados e, caso o pagamento da inscrição já tenha sido efetuado, serão reembolsados. Em alternativa ao reembolso do valor da inscrição, o participante poderá optar por participar noutra edição do curso, mediante disponibilidade. O cancelamento da inscrição e/ou a falta de comparência no curso não prevêem o reembolso do valor da inscrição.

Recomenda-se o uso de vestuário e de calçado confortável.

Duração - 5 horas (14h-19h)

Local - Centro de Simulação

Responsável Pedagógico

Carla Ramalho, MD, PhD
Doutorada em Medicina
Assistente Hospitalar Graduada em Ginecologia e Obstetrícia
Professora Auxiliar da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto

Formadores

• Carla Ramalho, MD, PhD
  • Inês Nunes, MD, PhD

DATAS DO CURSO

1ª edição: 24 de outubro de 2023

2ª edição: 09 de fevereiro de 2024

3ª edição: 23 de fevereiro de 2024

4ª edição: 05 de março de 2024

Valor da Inscrição *

Interno Ginecologia e Obstetrícia     125 Eur

* Preço por participante (inclui: formação, manual e coffee-break)

(não incluiu o seguro escolar de 2€)

Inscrições

A inscrição deverá ser realizada através do formulário de inscrição disponibilizado e qualquer questão relacionada com a sua utilização remetida para simulacao@med.up.pt. O formulário de inscrição deve ser preenchido o mais corretamente possível, indicando sempre o nome, a morada fiscal completa e o NIF (dados imprescindíveis para emissão do recibo). Em qualquer situação cujo contacto seja necessário, não nos responsabilizamos devido a erros no preenchimento do formulário.

O pagamento da inscrição efetua-se por transferência bancária para o NIB 0035 0103 00029288730 35 (Faculdade de Medicina da Universidade do Porto). A inscrição só é confirmada após receção, no prazo máximo de 5 dias após o envio do formulário de inscrição, do comprovativo de transferência bancária, pelo que o envio do mesmo para simulacao@med.up.pt é obrigatório. Caso contrário, a pessoa não é considerada inscrita, mesmo que tenha pago o valor da inscrição. A falta de pagamento no prazo indicado implica a anulação da inscrição. As inscrições anuladas impedem nova inscrição por um período de 6 meses.

Material Pedagógico

Será fornecido aos participantes suporte pedagógico sobre os conteúdos teóricos abordados.